Dor nas costas?! Esse pode ser o motivo...


Fala galera, aqui é o Victor do HyperBuy. Hoje vou dar algumas informações essenciais de um assunto que considero importante.

Vocês sabiam que nosso corpo não foi feito para sentar? Isso mesmo, por sentarmos durante nossas refeições, trabalho ou até mesmo estudando, cerca de 80% de nós iremos sofrer, pelo menos uma vez na vida, com dores nas costas. Um a cada dez dias de afastamento no trabalho por doença se deve a dores lombares, hérnias de disco etc. O motivo costuma ser uma postura incorreta na atividade para a qual nosso corpo não foi feito. 

Para obter uma boa ergonomia atente-se aos seus móveis de escritório, sendo o principal item a cadeira, que deve atender alguns itens básicos, tais como:

  • Ter apoio para os braços: eles auxiliam na função de sustentação com objetivo de aliviar a tensão dos ombros e coluna cervical; 
  • Regulagem de altura é importante para que os pés estejam apoiados no chão, caso isso não seja possível deve-se utilizar o apoio para os pés;
  • Os revestimentos de assento planos ajudam a facilitar a circulação, é importante investir no material do produto.
  • O encosto é fundamental para a curvatura da coluna vertebral, com possibilidade de regulagem de altura e profundidade, a fim de apoiar a coluna vertebral de cada usuário. Proporcionando também maior liberdade de movimentos, adequando-se a postura.

Como trabalhamos em uma média de oito horas diárias, seja sentado ou em pé, muitos cuidados para evitar lesões e dores musculares devem ser tomados. Por isso, a ergonomia no trabalho é fundamental. A falta dela pode acarretar em diversos problemas de saúde sendo atualmente o principal problema de afastamento de trabalhadores no INSS. 

Se nos preocuparmos com a ergonomia no trabalho, poderemos evitar esses 5 problemas: 
  1. Hérnia de disco: é a ruptura do material de um órgão ou víscera. Ocasionado pelo trabalho físico pesado, postura de trabalho estático, trabalho repetitivo, inclinar e girar o tronco frequentemente entre outros.
  2. Dor nas costas: é a queixa mais comum, cerca de três em cada quatro adultos vão ter dor nas costas durante a vida. Causados pelo sedentarismo, herança genética, postura no trabalho, levantar pesos inclinando a coluna para frente e idade.
  3. Lombalgia: é o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar. Inúmeras circunstâncias contribuem para o desencadeamento das síndromes lombares, como fatores genéticos e antropológica obesidade, atividades profissionais, sedentarismos, hábitos posturais entre outros.
  4. Dor ciática: é uma dor localizada no nervo ciático, que se inicia na região lombar e passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou duas pernas. A causa dessa enfermidade pode estar relacionada a traumatismo, hérnia, ruptura ou desvio dos discos.
  5. Escoliose: é uma deformação morfológica da coluna vertebral. 70% dos casos têm causa desconhecidas, mas os outros 30% estão relacionados às sequelas de doenças neurológicas, pós-traumática e oriunda de uma má-formação.
Caso tenha interesse por vida saudável, leia nosso post "Os 10 principais benefícios da bicicleta para a vida".

Esse é o blog da loja HyperBuy, inscreva-se para receber nossas postagens =]

Comentários

Postagens mais visitadas